Bibliolog no culto dominical

Texto bíblico: Marcos 12:41-44
(“A oferta da viúva”)

Prezada comunidade,


Pregar geralmente significa que o pregador se ocupa com todos os detalhes do texto bíblico em sua preparação da prédica e depois compartilha o resultado de seu trabalho com a comunidade. Esta ouve e pensa sobre o que a pregadora diz. Hoje eu gostaria de fazer a prédica de uma maneira diferente: Em vez de eu lhes falar sobre o meu trabalho com o texto, gostaria de introduzi-los no texto e explorá-lo com vocês de dentro para fora – para “pregar” com vocês, se vocês quiserem entender isso dessa forma. Gostaria de fazer isto com um “Bibliolog” – um diálogo com a Bíblia.


Como isto acontece concretamente é algo muito simples. Vou apresentar a história e em certos momentos pedirei para você se colocar no lugar de um personagem da história. Eu me dirijo a você, sendo você este personagem, e você terá a oportunidade de dizer algo enquanto desempenha  este papel. Esta fala pode ser breve e calma, eu irei até você e repetirei o que você disse com minhas próprias palavras, em voz alta, para todos. O importante é: todos têm permissão para dizer algo, mas ninguém é obrigado a falar – fazer parte do Bibliolog ficando em silêncio é valioso da mesma forma. Mas só haverá uma interpretação conjunta se alguns também participarem em voz alta, portanto, dependo da ajuda de vocês. E: todas as falas são igualmente valiosas e significativas – não importa se alguém se sente teologicamente preparado ou não, se conhece a Bíblia ou não –  cada resposta nos ajuda a compreender o texto um pouco melhor.


A história sobre a qual vamos falar está no evangelho de Marcos, no capítulo 12. Jesus está em Jerusalém, junto com seus discípulos. Eles o acompanharam desde suas aldeias na Galiléia até a capital, e agora testemunham diariamente como Jesus ensina e age, como ele é questionado e responde, como ele cura os doentes, discute e argumenta. Mas com ele também visitam o templo com frequência, o lugar sagrado para todos os judeus. É um lugar onde se pode ficar por muito tempo com seus diferentes pátios e lugares: pode-se orar ali, dar ofertas e também fazer doações para diferentes causas. Hoje eles estão lá novamente, junto com Jesus. Também hoje, muitas pessoas estão lá, é uma multidão e empurrões, muitas pessoas estão comprando animais de sacrifício, trazendo suas intenções diante de Deus, buscando sua proximidade. Os discípulos ficam perto de Jesus – quando de repente ele pára e sua atenção se concentra numa caixa de ofertas em especial. É a caixa de ofertas para doações específicas, que são usadas para fazer sacrifícios a Deus. Os discípulos também param aqui ou, se já passaram do local, voltam. No que ele estará interessado aqui?


Diz a Bíblia (eu abro a Bíblia),


“Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as ofertas, e observava a multidão colocando o dinheiro na caixa de ofertas. “ (Marcos 12:41a)


Você – todos vocês – são agora um discípulo ou uma discípula. Discípulo, discípula, Jesus parou diante da caixa de ofertas, inclusive senta-se lá agora, e observa as pessoas colocando dinheiro dentro da caixa. O que você pensa sobre isso? O que você acha disso?


 – É engraçado. Por que Jesus está observando? Isso não está certo!


Eu acho esta observação dele estranha e contra a decência – Isso não se faz!


– Vergonhoso! E isto vindo de Jesus.


É realmente embaraçoso para mim, especialmente porque não é qualquer um que está olhando, mas nosso Mestre.


– Mas por que ele não poderia ser curioso também, de vez em quando? Observar o que as pessoas comuns dizem e fazem, é assim que ele é.


Isso combina com Jesus, observar as pessoas no que elas dizem e também no que elas fazem!


– Certamente, ele tem uma razão para isso.


Jesus sabe o que ele está fazendo, disso estou convicto.


Discípula, você tem alguma idéia de qual poderia ser a razão de Jesus desta vez?


– Eu imagino que ele queira nos mostrar algo novamente.


Eu já conheço esta atitude de Jesus, muitas vezes ele faz o que faz para tornar algo bem claro para nós – e eu gostaria de aprender isso.


E a Bíblia prossegue dizendo:


“E muitos ricos lançavam ali grandes quantias.“ (Marcos 12:41b)


Você é um rico, uma rica. Você coloca muito dinheiro na caixa, ouvimos dizer. Talvez você o faça com regularidade, talvez muito raramente, talvez hoje seja a primeira vez. E você vê, você está sendo observado. Com quais pensamentos e sentimentos você faz isso, rico, rica?

Não me olha assim.


Sinto-me desconfortável ao ser observado.


Desconfortável porque…?


– Eu não estou fazendo isso para ser visto!


Quando eu dou com generosidade, não quero me vangloriar disso, apenas o faço.


– Eu acho que é bom – deixe-os ver que nós, os ricos, não somos pessoas más.

Eu sofro por ser julgado moralmente como uma pessoa rica, e me sinto bem quando outros notam que eu dou de mãos abertas.


– Quem é este, que olha assim?


Estou curioso para saber que tipo de pessoa é essa que se interessa por mim e por aquilo que eu faço.


Então a história continua:


Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequenas moedas de cobre, de pouco valor.“ (Marcos 12:42)


Você é a viúva. Viúva, você está diante da caixa de ofertas. Você pretende colocar ali tudo o que você possui no momento. Você poderia viver com isso por um dia inteiro. Viúva, o que move você a fazer isso? Como você se sente?


 – Eu também gostaria de dar algo, pelo menos uma vez!


Estou cansada de sempre receber e aceitar, isso me faz sentir pobre de verdade. Faz-me bem ser o doador, por uma vez.


– Não entendo porque todo o mundo é tão apegado ao seu dinheiro. Simplesmente darei este valor agora, e depois já se achará uma solução!


Não repartir é estranho para mim, meu jeito é dar com o coração e ter fé no que está por vir.


– Deus me deu tanto, e hoje eu quero lhe dar algo em troca.


O que eu tenho e sou, tenho de Deus, e sinto a necessidade de lhe dar algo em troca hoje.


– Diz-se que aquele que dá, recebe em dobro. Vamos ver se funciona …


Eu penso estrategicamente: talvez eu possa dobrar o dinheiro que tenho, dando-o para esta caixa de ofertas.


Você está tentada a colocar Deus à prova, viúva?


– Sim, um pouquinho sim. Vamos ver o que há em toda esta conversa sobre Deus.


Esta é uma chance de ver se o que eles dizem sobre Deus é verdade.


– Deus cuida de mim, e hoje Ele vai cuidar de mim também.


Eu tenho firme confiança em Deus, Ele vai cuidar também hoje para que eu receba aquilo de que eu preciso.

Obrigado Viúva, obrigado pessoas ricas, obrigado discípulos que estiveram conosco e nos falaram de seus pensamentos, sentimentos e motivos. Peço a todos os personagens bíblicos que agora retornem a este livro (faço um gesto de recolha com a Bíblia). Agora eu peço para você voltar a ser você mesmo no culto da comunidade, hoje. Como você mesmo, agora você vai ouvir a história toda outra vez. Talvez haja agora uma frase ou um aspecto que tenha se tornado importante para você e que você gostaria de levar consigo em sua vida cotidiana após o culto.  (Eu leio Marcos 12:41-44).


Obrigado por entrar em diálogo com a Bíblia e por descobrir e interpretar o texto junto comigo. Você notou quantos aspectos existem nestas poucas linhas em termos de experiências, sentimentos e motivos para com Deus e as pessoas. E talvez você tenha notado como se pode abordar este texto de maneira diferente e como ele se torna vivo quando se conecta com suas próprias experiências. Posso imaginar que, da próxima vez que você encontrar este texto, você o lerá ou ouvirá de forma diferente do que até então.