O legado dos 200 anos da presença luterana no Brasil e o compromisso do Ensino Religioso estiveram em foco no encontro de professoras e professores de Ensino Religioso, realizado nos dias 2 e 3 de agosto. O evento aconteceu no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque/SC, e reuniu docentes de escolas gaúchas e catarinenses, vinculadas à Rede Sinodal de Educação. Durante o encontro, a professora Michele Carine Pohl, do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), apresentou e vivenciou com colegas de sala de aula a metodologia do Bibliolog.
A vivência do Bibliolog deu ao grupo a oportunidade de interpretar personagens do texto bíblico de Marcos 10.13-16 (Jesus abençoa as crianças). Ao assumir o papel de um personagem, a pessoa também pode falar sobre si, suas percepções, sua história. Dessa forma, é possível refletir sobre a vida, os valores e a fé. A reação do discípulo que repreende as crianças, por exemplo, trouxe ao grupo a percepção da diversidade de personalidades humanas que podemos encontrar, desde a mais protetora e cuidadosa até a mais afetiva e fria.
Outro destaque fica por conta dos sentimentos quando alguém se coloca no papel da criança que está sendo abençoada por Jesus:
“- Hoje eu vi o quanto Jesus é bom!”
“- Que alegria ser amparado por ele!”
“- Estou muito feliz em estar perto dele!”
Testemunhos
“A experiência foi enriquecedora e envolvente, pois eu consegui mergulhar na história contada. Me imaginei em cada cena narrada. Imaginei os personagens e fiquei pensando nas suas expressões enquanto falavam. (…) As perguntas abertas ajudaram a refletir sobre a história e a relacioná-la, por exemplo, com nossas próprias vidas. A metodologia interativa do Bibliolog realmente fez e faz a diferença, tornando o estudo da Bíblia mais pessoal e significativo. Recomendo essa experiência a todos que desejam explorar textos bíblicos de maneira mais profunda e envolvente.” (Professora Emeli)
“Sentir, pensar e agir como aquelas pessoas que estavam tão próximas do Senhor Jesus é algo maravilhoso. A oportunidade de se colocar por um instante no lugar onde tudo aconteceu há mais de dois mil anos e saber que aqueles ensinamentos lá feitos perduram até hoje, nos traz a reflexão de que a Palavra de Deus é viva e eterna!” (Professora Ana)