Saudação à publicação do livro de Bibliolog

É com grande alegria e gratidão que olhamos para o Brasil. Pensamos em nossas primeiras conversas na Alemanha com Adriane e Jandir depois de outubro de 2016,  como eles poderiam levar a Bibliolog para o Brasil. 

A publicação do Livro Bibliolog Volume 1 do Prof. Dr. Uta Pohl-Patalong em português é outro marco que ajudará ainda mais pessoas no Brasil a conhecerem o Bibliolog. Isto também foi possível graças ao apoio de tantas pessoas e instituições sensibilizadas pelo entusiasmo de Adriane e Jandir. O anseio por mais cursos de treinamento, de acordo com nossa experiência aqui na Alemanha, continuará a crescer. É um desafio e uma tarefa para os e as Trainers no Brasil. A Rede Internacional de Bibliolog continuará a apoiar a divulgação do bibliólogo no Brasil em estreita cooperação com a liderança da IECLB.

E por uma boa razão:

Pelo fato de todos terem algo a dizer, as histórias bíblicas, graças ao método e à atitude do bibliólogo e da biblióloga, mostram o fogo preto, a palavra escrita, muito mais do que na leitura privada para si mesmo. A experiência no bibliolog nos leva para fora da província apenas de nossos próprios pensamentos. Ela desperta meu coração e meu ouvido, e alarga meus horizontes. Lá onde eu sinto dor, perda, outra perspectiva é dada através de outra voz no bibliolog, voz que pode me parecer estranha, mas provoca outros pensamentos, provoca esperança. Que riqueza quando personagens bíblicas fazem o “fogo branco”, as entrelinhas, brilhar no espaço não dito pelas letras.

O fogo preto das histórias bíblicas não se apaga. Enquanto houver lágrimas de dor e sonhos de esperança, nós nos movemos no livro de histórias de vidas bíblicas. Entre as páginas deste livro, por assim dizer, até hoje, a história de Deus com a humanidade não está no seu fim até que a promessa final seja cumprida:

„Agora e morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram“. Apocalipse 21. 3b-4

Rainer Brandt e Gerborg Drescher